Após alguns anos de estudos, chega a hora da cerimônia de colação e grau. Um momento único e especial para os estudantes, familiares e amigos.

A beca é o traje oficial dos formandos na Colação de Grau, composta por um manto que cobre o corpo e uma faixa na cintura, que simboliza a cor do curso. A classificação da cor da faixa está ligada à área do conhecimento, porém, pode variar de acordo com o estado do formando.

A faixa azul corresponde à inclusão de Ciências da Saúde e Ciências Biológicas. A cor verde é referente às Ciências Exatas e da Terra e Ciências Biológicas. A cor vermelha é usada para as Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística e Artes, conforme terminologia adotada pelo Censo Educacional do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Geralmente, as cores adotadas para as faixas são:

Amarela/Dourada: Farmácia e Bioquímica;

Azul Celeste: Arquitetura e urbanismo;

Azul: Administração, Ciências Biológicas, Comunicação, Economia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Informática, Jornalismo, Psicologia e Publicidade e Propaganda;

Bordô: Ciências Contábeis e Odontologia;

Lilás: História, Letras e Pedagogia;

Verde: Biomedicina, Enfermagem, Educação Física, Estética, Fisioterapia, Medicina, Veterinária, Nutrição e Serviço Social;

Vermelha: Direito.

Além dos formandos, as autoridades da mesa solene também usam a beca, conforme a hierarquia e representatividade. Já o capelo é colocado na cabeça na hora da colação de Grau.